sexta-feira, 18 de março de 2011

A influencia da Revolução Industrial na Administração

A revolução industrial foi um processo histórico que resultou na substituição de ferramentas e meios de produção por maquinas e sistemas fabril. Tudo teve inicio na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, que foi beneficiada pelo grande acumulo de capital, matéria prima e mão de obra que contribuíram para que saísse na frente com a invenção de maquinas ferroviárias movidas a vapor, teares, dentre outros. Ela passou por quatro fases distintas que foram: a mecanização da indústria e da agricultura, aplicação da força motriz na indústria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicação. Já em 1860 a revolução industrial passou por sua 2ª fase, na Europa, onde ouve a substituição do ferro pelo aço, do carvão pela eletricidade, o desenvolvimento de maquinas automáticas com a especialização do trabalho, o controle da indústria pela ciência e as transformações nos meios de transportes e comunicação que se tornaram mais eficazes.
Com o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista ouve o domínio da indústria pelos investidores bancários e pelas instituições financeiras e de crédito, e com a formação de acúmulos de capital, ouve a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas. Todas estas modificações contribuíram para o surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordens econômicas, políticas e social. Que foram fundamentais para sepultar antigas crenças que impediam o desenvolvimento tecnológico.
E com esse novo mundo capitalista que emergia liderado pela burguesia industrial que detinham toda tecnologia e dinheiro nesse período, foi necessário criar um meio de controlar e separar gastos já, pois já havia a necessidade de obter novos fornecedores e com a mão de obra se tornando assalariada, começaram a ser aplicadas as primeiras técnicas de administração que antes eram apenas conceitos surgidos pelo pensamento filosófico e sociológico que mais tarde se consolidou como uma ciência, contribuindo para a evolução da administração, que ainda é utilizada nos dias atuais, como um importante fator de vida para as empresas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Crescimento Sustentável

Atualmente muitas organizações vêm adotando o crescimento sustentável como principal arma para se destacar no mercado, mas por que utilizar esse tipo de crescimento? É simples para toda população mundial de hoje em dia, o fato que mais preocupa é o aquecimento global. Então logicamente toda empresa que utilizar isso como forma para trazer clientes vai sair na frente das demais.
 E isso cada vez mais vem tomando conta do mercado, e temos vários exemplos de que isso dá muito certo. Eu vou citar um exemplo recente e conhecido, que é o da empresa de produtos de limpeza Ypê, ela criou uma campanha onde ela convida seu consumidor a comprar o seu produto, com o comprometimento de que a cada produto vendido ela irá plantar uma muda de árvore, sendo assim ela está visando além do lucro, a responsabilidade de reflorestar a mata atlântica.
Veja o vídeo abaixo:

Por : Lucas Roberto.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Que medidas as grandes empresas devem tomar para se manter no mercado e não abrirem falência?

         Diante da necessidade de inovação e do crescimento do número de concorrentes, as grandes empresas podem apresentar dificuldades para manter-se à frente na competição tecnológica e na busca de novas soluções. Devido às transformações no mercado, as empresas, de um modo ou de outro devem estar sempre se renovando, adotando modelos mais flexíveis, formando novas parcerias e compartilhando de seu conhecimento.
Por isso as grandes empresas devem tomar algumas medidas, ou melhor, algumas cautelas para se manterem no mercado evitando sua falência, dentre elas:

*A empresa deve estar em alerta aos impactos externos e prontos para reagir.

*Devem sempre estar atentos as mudanças, principalmente as tecnológicas, identificar necessidades do cliente e utiliza-lo no produto final.

*Praticar os novos modelos gerenciais, para reduzir a estrutura formal das organizações, na busca de maior flexibilidade.

 *
Integrar outras empresas à sua linha de produção, adotando novas parcerias, onde as empresas adquirem uma maior capacidade de pesquisa e trocam informações técnicas aumentando o poder de compra. 

De um modo geral as empresas devem mensurar com segurança a sua eficiência, tomar decisões corretas com relação a melhor estratégia a ser implantada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, sabendo identificar fontes de informações, e administrando dados, informações e gerenciar seus conhecimentos com efetividade. 

Redigido por: Rafael Cardoso.



"CuRiOsIdAdEs"
 
      A Coca-cola é uma das empresas mais antigas do mercado global e todo esse sucesso e resultado de um grande esforço tanto de gestão como de marketing que foi um dos propulsores que levarão a coca ao mercado global, se consolidando na atualidade como uma empresa de tradição com responsabilidade social e inovação. Presente em todos os cantos do mundo como a marca mais consumida pela sociedade. 




     Em 1886, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886  - data em que foi lançada na Jacob's Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca e transforma a Coca-Cola, de uma simples invenção, em um grande negócio. Ele acha formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida, distribuindo cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abastece os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola.
      A Coca-Cola Company cresce rapidamente e se expande por todo os Estados Unidos, atravessa as fronteiras e seus produtos chegam a Cuba, Porto Rico, França e outros países. Em 1900, existiam apenas dois fabricantes mas em 1920 eles já são cerca de 1.000. Ninguém talvez tenha causado tanto impacto na Coca-Cola Company como Robert Woodruff. Seu pai compra a empresa de Candler em 1918 e Robert assume a presidência cinco anos depois. Foi Candler quem introduz a Coca-Cola no mercado americano. Mas é Woodruff quem consolida a marca e a liderança da Coca-Cola em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa. Gênio do marketing, ele vê muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas inovadoras. Depois de 75 anos de sucesso absoluto com a marca Coca-Cola, a empresa decide expandir seus negócios, lançando novos produtos. A presença da companhia no mundo cresce rapidamente e está presente em mais de 200 países, a Coca-Cola tem consumidores nos mais remotos cantos do planeta e é uma empresa de atuação global, comprometida com os mercados locais. A propaganda, que sempre foi uma parte muito importante, torna-se a alma do negócio refletindo perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade.





sábado, 5 de março de 2011

O que é, e como montar um plano de negócios


Vejam esse video de dicas do Sebrae que faz parte de uma campanha de curtas animados feitos para celular. São dicas de negócio para pequenos e micro empresários. As animações podem ser baixadas diretamento no celular pelo site sebraesp.com.br





O que é o plano de negocío?



Um plano de negócios nada mais é que um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e medidas quanto à viabilidade da empresa a ser criada. Existem muitos modos de se fazer um plano de negocio. Iremos utilizar o plano de negocio como um documento que estrutura e sistematiza informações praticas e atualizadas para a concretização de um projeto e para a previsão e solução de problemas.








Como elaborar um plano de negocio 


Almir Neves da Click apresenta dicas de como fazer um bom plano de negócios. Conheça a palestra online sobre Plano de Negócios acessando http://www.youtube.com/redirect?q=http%3A%2F%2Ftiny.cc%2Fplano-de-negocios&session_token=TkgxWrchVZ_t2ZNw6T9aQrGH9uF8MTI5OTM1Mzc5NQ%3D%3D



                                                


Características principais para a elaboração


Lembre-se que o plano de negócio é um documento onde uma de suas principais finalidades é convencer a equipe, os investidores, o banco, os fornecedores, ou até mesmo os clientes potenciais; de que o seu negócio é realmente viável e vantajoso para eles.

Por tanto ao elaborar seu plano de negocio, coloque seu foco nessas pessoas, e lembre de sempre colocar de forma simples, e fácil de encontrar as respostas para as principais duvidas que possam ocorrer a elas. A seguir daremos exemplos para algumas dessas duvidas de acordo com o site efetividade net:

*        Sobre o que é o negocio em si: O que será seu empreendimento (em uma frase), quais produtos ou serviços será oferecido, quais motivos o levarão a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades (já existentes ou que serão criadas) o que você percebe e pretende explorar.

*        Sobre a administração: quem irá administrar seu negocio? Que experiência e formação essa pessoa têm? Que qualificações busca para sua equipe? Quantos empregados precisará, quais atividades exercerão e remuneração? Etc.

  • Sobre o mercado: Quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, e de alguns exemplos específicos, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, qual o seu nicho, qual a sua delimitação geográfica, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto.
 *        Sobre economia e finanças: fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os dois primeiros anos (trimestral), projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios necessário para alcançar o ponto de equilíbrio ou o resultado operacional positivo e em quanto tempo você espera alcançá-lo, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais, garantia de empréstimo.


*        Mapas: estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções e condições.


As principais dificuldades surgem pelo fato do o plano de negocio se basear em idéias ainda não realizadas, e sendo assim não podem em um modo geral ser baseado em históricos ou estatísticos próprios para realizar sua previsão. A principal dificuldade é conseguir reunir dados de organizações com perfil semelhante, de uma maneira consistente e objetiva e principalmente convincente.

Fique atento para assuntos que fiquem de fora, tente sempre encontrar as perguntas cujas respostas não foram colocadas, pois a ausência delas é o indicio de um mau plano, e pode levar seu empreendimento a abrir falência. Capriche em seu resumo executivo, ele é uma das ultimas partes a se concluir, mas deve estar bem no inicio do documento, pois ele será o resumo do seu negócio, e é por ele que as pessoas irão avaliarão se vale ou não a pena buscar maiores detalhes. Conquiste seus leitores com cada linha de seu resumo, fale sobre os objetivos, as razoes do seu sucesso e apresente os índices principais, sem exagerar no volume de informações.
 O plano de negocio não servirá só para os ouros, ele servira como base para o empreendedor conhecer aos aspectos essenciais que podem levar ao sucesso ou fracasso de sua idéia, pois além dos objetivos do negócio também estão presentes quais passos serão dados para a sua realização e do que eles vão depender.
Sendo assim, a boa elaboração de um plano de negocio irá contribuir para à viabilização de um bom empreendimento, levando ao processo de discussão e reflexão até a chegada de um senso comum. Motivadas principalmente pela própria convicção dos empreendedores.
  

Níveis de execução do plano de negócio:




Redigido por: Jéssica Bevilacqua
Fonte de pesquisa: http://www.efetividade.net/2007/10/10/modelo-de-plano-de-negocios-como-fazer-o-seu-com-efetividade/

sexta-feira, 4 de março de 2011

As características e o perfil do Empreendedor


 Teste se Você tem o perfil de um empreendedor.
http://www.sebrae.com.br/atendimento/teste-aqui-seu-perfil-empreendedor 
copie e cole esse link em seu navegador e se surpreenda com os resultados obtidos.


 Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Existem pesquisas que são realizadas pelo mundo todo para identificar características em pessoas de sucesso, e a mais básica de todas é o desejo de realização. Tal desejo leva as pessoas a acreditarem e serem apaixonadas pelo que fazem. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorarem suas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para sociedade.
Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, do trabalho, o relacionamento com a sociedade vai fornecendo o desenvolvimento de algumas características. Traços da personalidade, atitudes e comportamentos que contribuem para alcançar o sucesso nos negócios. Mas a grande pergunta que se fazem é: Quais as características dos empreendedores de sucesso?

Existem algumas características divididas em três conjuntos, que são utilizados como base pelo Sebrae:

*        Conjunto de realização: busca de oportunidade; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento.
*        Conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimento de metas; plano de negócios e monitoramento.
*        Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e auto confiança.

A preocupação em identificar as características e o perfil dos empreendedores de sucesso e para que possamos aprender a agir adotando comportamentos e atitudes adequadas. Entretanto, vale dizer que ainda não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características ira necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. O que se pode dizer é que as pessoas que apresentam essas características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores impulsionam para que eles tenham mais chance de ser bem sucedidos.
  
Escrito por: Jefferson Faria


  


terça-feira, 1 de março de 2011

O que é Organização?


A organização está presente no nosso cotidiano em todos os lugares, pois uma organização é quando temos duas ou mais pessoas juntas em busca do mesmo objetivo e querendo sempre vencer, ou seja, um grupo de trabalho. Vou dar um exemplo: Um time de futebol ou qualquer outro esporte coletivo tem sempre um grupo de pessoas que almeja uma vitória e esse é um exemplo completo de uma organização. Pessoas pensando sempre em fazer o melhor.


Principais Desafios Organizacionais


As organizações de hoje em dia estão encontrando cinco desafios para se manter no mercado, são eles:

·        Administração das organizações em um ambiente global.
·        Projeto e estruturação das atividades organizacionais.
·        Melhoria da qualidade, da competitividade, e o empowerment.
·        Aumento da complexidade, da velocidade e das mudanças.
·        Administração ética e moral das organizações.

Isso tudo acontece porque cada vez mais a globalização vai fazendo com que os processos se afunilem e com isso quem consegue bater todos esses desafios acaba se sobressaindo no mercado.

Redigido por: Lucas Roberto.